Sábado, 7 de Novembro de 2009
Índice provisório do enquadramento teórico

 

Técnicas de implementação de funcionalidades sociais orientadas a aplicações IPTV browser-based.

 

Objectivo:

Pretendem-se apresentar e detalhar várias técnicas de implementação de aplicações IPTV orientadas a uma execução em browser.

Ter-se-á como principal caso de estudo a aplicação “weontv” desenvolvida nos laboratórios sapo da Universidade de Aveiro.

Todas as técnicas apresentadas terão como principal objectivo demonstrar as práticas mais correctas de desenvolvimento e optimização de aplicações browser-based tendo como referência o browser “tasman”, distribuído com o middleware de IPTV da Microsoft - Microsoft Mediaroom

 
 


 

 

1.    Televisão interactiva

1.1. Definição

1.2. Funcionalidades

1.3. Convergência dos media

1.4. Social iTV

 

2.    IPTV

2.1. Introdução

2.1.1.   Características

2.1.2.   Requisitos do serviço

2.2. Arquitectura

2.2.1.   Componentes

2.2.2.   Modelo

 

3.    Middleware

3.1. Microsoft Mediaroom (Microsoft TV)

3.1.1.   Características

3.1.1.1.       Hardware

3.1.1.2.       Vantagens e desvantagens

3.1.2.   Funcionalidades disponibilizadas

3.1.3.   Posicionamento no mercado

3.2. Outras soluções

3.3. OpenTV

3.3.1.            Características

3.3.2.            Posicionamento no mercado

3.4. NDS - MediaHighway Middleware

3.4.1.            Características

3.4.2.            Posicionamento no mercado

 

4.    Ambientes de execução de aplicações em IPTV

4.1. Sobre Browsers

4.1.1.   Tasman

4.1.1.1.       Características

4.1.1.2.       Vantagens e desvantagens

4.1.2.   Firefox

4.1.2.1.       Características

4.1.2.2.       Vantagens e desvantagens

4.2. Sobre Middleware

4.2.1.   Microsoft Presentation Framework

4.2.1.1.       Características

4.2.1.2.       Factores diferenciadores

4.2.1.3.       Impacto no desenvolvimento de aplicações

 

5.    Aplicações IPTV

5.1. Aplicações base

5.1.1.   EPG (Electronic Program Guide)

5.1.2.   VOD (Vídeo On Demand)

5.1.3.   PVR (Personal Vídeo Recorder)

5.1.3.1.       Controlo via middleware

5.1.3.2.       Integração com módulos de controlo via dispositivos móveis

5.1.4.   Catch-up TV

 

5.2. Aplicações browser-based

5.2.1.   Tipologias de aplicação

5.2.1.1.       Ferramentas sociais

5.2.1.2.       Jogos

5.2.1.3.       Outras

5.2.2.   Tecnologias utilizadas

5.2.2.1.       Client-side

5.2.2.1.1.           XHTML

5.2.2.1.2.           ECMAScript

5.2.2.1.3.           Javascript

5.2.2.2.       Server-side

5.2.2.2.1.           ASP.NET

5.2.2.2.2.           PHP

5.2.2.2.3.           SQLServer

5.2.3.   Limitações deste tipo de aplicações

 




1 comentário:
De Pedro Almeida a 9 de Novembro de 2009 às 13:34
com a incorporação das últimas alterações que discutimos parece-me estar próximo da versão final.
Agora é avançar com a escrita.


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